Mato Grosso, Sexta-Feira, 17 de Maio de 2024     
Novo Portal
Reitora avalia 2015 e fala de perspectivas
GESTÃO
Reitora avalia 2015 e fala de perspectivas
23/12/2015 11:09:21
por Assessoria Unemat
Foto por: Moisés Bandeira - Assessoria Unemat

2015 foi um ano de muitas incertezas e inseguranças para todos os brasileiros quando consideramos os acontecimentos internacionais, nacionais e estaduais. Conduzir a gestão universitária neste contexto se constituiu num grande desafio. Apesar de tudo isto, a reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, avalia a performance do primeiro ano de gestão como positivo, mesmo com as condições socioeconômicas e políticas instaladas.

Nesse sentido, a reitora destaca ações que corroboraram para este pensamento, como por exemplo, a realização de todas as sessões dos conselhos superiores: 03 (três) sessões ordinárias Conselho Universitário (Consuni); 03 (três) do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Conepe) e 01 (uma) sessão extraordinária e 03 (três) do Conselho Curador (Concur), Assim, afirma Ana Di Renzo: “sentimo-nos responsáveis e cumpridores dos espaços de democracia interna que legitimam as tomadas de decisões. Ações que vamos dar continuidade no ano de 2016”.

Além disso, ela destaca alguns aspectos que tocam ações de reorganização de atos e procedimentos internos. Para isso, foram criadas várias comissões de trabalho, sejam elas constituídas nas sessões dos conselhos ou por ações da reitoria e das pró-reitorias. Entre as comissões criadas estão: comissão para regulamentação do regime do trabalho docente; comissão para remoção temporária; comissão de estudo sobre cursos com baixa procura; comissão para Regimento do III Congresso Universitário; comissão de estudo sobre o Campus de Alto Araguaia, etc.

Neste ano realizou-se também o V Encontro de Gestores da graduação, I Encontro do GT-Pós, Encontro de formação para Diretores Políticos, Pedagógicos e Financeiros, Diretores Administrativos e Supervisores de RH de todas as Unidades Regionalizadas, bem como a realização da VI Jornada Científica. “Essas ações já produziram efeitos no cumprimento dos prazos internos, ainda que tenhamos um longo caminho a percorrer nesse sentido. Esse foi o primeiro passo dado com vistas a iniciar o primeiro semestre letivo com professores substitutos e interinos devidamente contratados. Ação que ainda temos muito a aprimorar”, afirma a professora Ana Di Renzo.

Outra ação que merece destaque, segundo a reitora, é o trabalho desenvolvido no sentido de resolução de problemas tanto com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) quanto com a Fapemat (Fundação de Amparo a Pesquisa de Mato Grosso) a fim de atacar as necessidades de infraestrutrura da Universidade.

“Desde o dia 07 de janeiro, na primeira reunião com o Governador Pedro Taques, já tratamos dos contingenciamentos sofridos pela IES, valores que chegam a 50 milhões, reconhecido pelo próprio governador”, afirma Ana Di Renzo. Nesse sentido, a reitoria em parceria com os 13 (treze) diretores de Campus, entregou ao governador no mês de abril, um documento assinado pelos diretores de campus e reitoria, elencando as primeiras 10 prioridades em caráter de urgência, com as quais o governador se comprometeu em viabilizar durante sua gestão. Entre as prioridades elencadas estão salas de aula, bibliotecas, acervo bibliográfico, auditórios, laboratórios, áreas experimentais, redes tecnológicas, internet, etc.

A Reitoria da Unemat também realizou também gestão na presidência da Finep para viabilizar 06 (seis) obras, das quais 04 (quatro) delas estão finalizando ajustes para serem licitadas já no mês de janeiro de 2016. Em relação a Fapemat a ação buscou resgatar 02(dois) centros de pesquisa que já foram licitados. “Também providenciamos a licitação do bloco de laboratórios do campus de Cáceres, já em construção, além de outras ações como a finalização da reforma elétrica do campus de Sinop e de Colíder. “Apesar das incertezas no ano de 2015, ações importantes foram desencadeadas”, disse.

Assim, o planejamento torna-se a bússola que deve nortear todas as ações. Razão pela qual a reitoria desencadeou a realização do Planejamento Estratégico Participativo (PEP) que estabeleceu desde a visão, missão, valores, princípios e objetivos estratégicos de curto, médio e longo prazo, para os próximos 10 anos. Processo que está na fase de construção do plano de ação para cada objetivo. Uma ação que envolveu representação de todos os campus. “Nós temos que saber que Unemat nós visualizamos para definirmos nossos alvos, e isso deve ser feito com a participação de toda a comunidade acadêmica”, explica a reitora.

Vale destacar ainda a reorganização da Faespe (Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público). “Nesse sentido, foram recompostos seus conselhos, elaborado seu regimento para que possamos dar transparência as suas ações. Um processo que requer ainda mais dedicação, mas já conseguimos realizar, neste ano, um edital de apoio à realização de eventos. Ações semelhantes a essas queremos dar continuidade nos próximos anos, de forma a resgatar a credibilidade da instituição que tem papel importante na relação com a Universidade”, afirma.

Nessa direção, queremos fazer uma gestão de muito diálogo, transparente e participativa. Temos muito trabalho para os próximos anos, mas certamente teremos uma Universidade mais célere e mais pragmática. “Temos muita responsabilidade no exercício desta função, uma vez que é o maior patrimônio dos mato-grossenses e dos brasileiros que por aqui passam. Agradecemos a todos os segmentos pela colaboração e pelo trabalho prestado a nossa querida Unemat, seja ele de que natureza for. Desejamos a todos um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo, com muita sinergia e muito entusiasmo, sentimento que nos alimentam para dar continuidade às ações que desejamos realizar no próximo ano. Muito Obrigado a todos!!!!”.

Profa.Ana Di Renzo

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24689 | Impressões: 141860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada